ACONTECEU COMIGO: O distanciamento natural de quem constrói ninho longe de casa

Até eu mudar de mala e cuia para Porto Alegre, doze anos atrás, acho que nunca tinha ficado sozinha por um tempo realmente significante. Com família e amigos perto, estamos sempre rodeados por cuidados.

E quando aterrizei aqui, admito: quase enlouqueci com o silêncio dessas vozes conhecidas. Com marido médico, cheio de plantões, passei a ter que encarar a minha companhia. Frequentei cinemas sozinha, almocei sozinha, jantei sozinha, me virei sozinha, passeei sozinha, pedi demissão da empresa onde trabalhava para seguir carreira solo e foi então que aconteceu: fiquei apaixonada por esta solidão soft.

Em maior ou menor grau, noto que isso ocorre com as pessoas que constroem ninho longe de casa. Talvez seja um lado B inesperado – tenho dúvidas se real preferência ou instinto de sobrevivência – mas quando perdemos referências e cortamos raízes, temos a oportunidade inevitável de encarar a nós mesmos. Quando somos eternos estrangeiros, passamos a observar tudo com um certo distanciamento e a dialogar conosco com mais frequência e efetividade. E isso não deveria vir acompanhado de qualquer adjetivo ruim. É apenas um caminho natural.

E assim hoje, (muitas) vezes eu realmente escolho estar sozinha. Troco alguns convites por uma boa leitura, uma taça de vinho em casa, um filme na cama com meu marido, uma imersão no mundo virtual (vício, admito) ou simplentente porque preciso estar apenas comigo.

Portanto, vozes conhecidas, quando prefiro desgrudar um pouco, não é pessoal. Não sou egoísta, desinteressada ou difícil de agradar. Agradam sim, adoro vocês. Apenas aprendi a me bastar alegremente no micro-cosmo individual.

Deixe uma Resposta

