INSPIRAÇÃO: A infância lúdica, colorida e criativa da Lezanfan

(Por: Nurit Masijah Gil)

Era uma vez uma menina quieta por causa do mundo à sua volta, que já era barulhento, extremamente fértil e empreendedor. Até que ela cresceu, entendeu este mundo e incrementou seus barulhos com cores, criatividade, brincadeiras. Conheça hoje a história de Luciana Chwartzmann, que idealizou a Lezanfan, empresa que realça a simplicidade da infância, transformando sonhos lúdicos em experiências reais.

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Quando saiu de Passo Fundo (RS) com destino a Porto Alegre (RS), Luciana, caçula de quatro irmãs, trouxe na bagagem uma infância bucólica, repleta de pés no chão, casa cheia, família únida e contatos comunitários reais e fortes. Na capital, formou-se em publicidade e passou a atuar com pesquisa de mercado, onde – ainda nos bastidores – entrava em contato com os comportamentos e anseios das pessoas.

Até que, aos 32 anos, ela engravidou pela primeira vez. Foi quando – atenta – começou a perceber que havia uma voz interna diferente. Decorou o quarto de Alice com inspiração, fitas coloridas e parou de trabalhar. Sem os avós vivos, ela sentia que precisava contar a história da família para a filha. E para contar uma história de verdade, não basta ter voz.

O tempo passou e Luciana entendeu que havia um espaço a ser preenchido além da maternidade. Junto à amiga Greice Antes (estilista), colocou a criatividade em prática criando colares e bolsas com materiais inusitados, como tela de mosquito, plástico e fita mimosa. Em seguida, já sozinha, passou a incluir estes produtos na mala de uma marca de produtos infantis que representava.
Ela testou, sentiu, inventou, começou a encontrar seu caminho. E até hoje não parou de desbravá-lo.

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

COMO SURGIU O CONCEITO DA LEZANFAN?

Eu já representava a Petit Retrô em Porto Alegre e desenvolvia alguns produtos infantis diferenciados. As pessoas viviam me estimulando para que abrisse uma loja.
Após uma viagem para a Holanda, entrei em contato com uma outra referência de maternidade, européia, com a qual me identifiquei completamente, já que era muito parecida com o que vivi no interior. Ela dava importância à simplicidade. E comigo foi assim. Todos os domingos após o almoço, sentávamos toda a família no carro e seguíamos uma rota rural, buscando leite da vaca, legumes e ovos orgânicos para que então, minha mãe entrasse na cozinha e preparasse refeições deliciosas para a família.
Neste momento, engravidei de Cecília, minha segunda filha, e foi quando a voz interna, que era latente, virou um berro.

Arte por todos os lados na casa da Lezanfan  (Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Arte por todos os lados na casa da Lezanfan
(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Assim, começou a surgir a Lezanfan, com a proposta de oferecer um espaço de infância simples, cultural e criativa. Nunca tive a pretensão de mudar a criança de hoje que tem sim uma ligação forte com a tecnologia. A idéia foi filtrar o lixo cultural, mas sem nostalgia. Além disso, não queria que fosse apenas uma loja, pois acredito que a infância seja mais que comprar.

O conceito estava pronto e muito sólido. E dele, foram surgindo todas as propostas da marca, que incluíam oficinas, festas, eventos e salão de beleza. Foi um projeto ousado. Costumavam perguntar “mas terá tudo isso?”. Sim, era uma experiência completa.

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Calendário de oficinas da Lezanfan

Calendário de oficinas da Lezanfan (abril/ 2013)

COMO FOI QUANDO A LEZANFAN SE CONCRETIZOU?

Neste momento, tudo fez sentido. Muitas mulheres, após terem filhos, empreendem no mercado infantil, mas para mim era mais que isso. Era um trânsito fácil com a minha própria infância, que foi sempre repleta de amor, casa cheia e relacionamento sinceros.

E neste sentido, a Lezanfan sempre surpreendeu, por valorizar as experiencias simples e trazer o frescor da descoberta. Nós, adultos, temos olhar viciado sobre pequenos detalhes fascinantes. Tocar a espuma, por exemplo, lembra o frio na barriga da primeira vez? Trata-se de cuidar deste instante, do brilho nos olhos da primeira vez.

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan).

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan).

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

O “Circuito Sujeirinha” (acima) foi um lançamento inédito da Lezanfan juntamente com a pedagoga e arte educadora Carla Binfaré.

A Lezanfan foi meu “berro”, quando eu comecei a me expor de verdade, deixando a menina quieta que sempre fui, gritar.

E COMO VOCÊ CONCILIOU ESTE NOVO MUNDO COM A MATERNIDADE

Luciana com a filhas Alice e Cecília

Luciana com a filhas Alice e Cecília

Para as crianças, o trabalho da mamãe era um espaço lúdico, uma folha em branco para criar. Elas usufruíram, conviveram e cresceram lá.
Claro que eu tinha toda a parte administrativa, mas tivemos momentos muito especiais no espaço da Lezanfan.

E ENTÃO A LEZANFAN CRESCEU. CONTE UM POUCO SOBRE ESTE PROCESSO.

Com o tempo, a loja firmou-se no mercado, mas as propostas culturais que oferecíamos – e que sempre foram nosso diferencial – começaram a tomar um espaço importante. Eram rodas de samba, sessões de cinema, lançamentos de livros, intervenções urbanas, entre outros. Neste momento, ter um endereço fixo acabou sendo um fator limitante. Começou a surgir a idéia de sair, de criar fora, em diferentes espaços.

Produção de festas (Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Produção de festas (Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Durante os cinco anos em que estivemos na charmosa casa da Rua Barão de Santo Angelo (Porto Alegre), firmamos uma energia e um conceito, mas a Lezanfan acabou naturalmente consolidando-se como uma empresa de eventos. E queríamos mais. Sonhávamos com a estrutura dessas ações criativas indo até as pessoas, em festas, oficinas, escolas e empresas. E assim, fechamos a porta da loja. Era o início de uma nova filosofia. Era o momento de multiplicar.

Editorial produzido para a revista Estilo Zaffari (Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Editorial produzido para a revista Estilo Zaffari
(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

image

Hoje a Lezanfan é inspiração pura, espaço de realizar sonhos, de tornar a vida mais lúdica. Temos oficinas fixas e volantes em espaços diversos, produzimos editoriais, realizamos eventos culturais, encantamos aniversários e ainda virá muita novidade por aí. Este será o ano de consolidar nosso vôo.

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

(Fonte: Divulgação/ Lezanfan)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s